![]() |
Foto: Imagem editada com informações do site da SES - Goiás |
Por Rafael Cintra
Houve um aumento preocupante no número de notificações de casos suspeitos de Dengue em Leopoldo de Bulhões. O alerta foi dado pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica-NVE da prefeitura municipal.
De acordo com o boletim epidemiológico publicado no último dia 26, 114 casos já foram registrados, sendo 83 notificações, 25 casos aguardando resultado de exame confirmativo do LACEM e 06 casos confirmados de Dengue. No diagrama on-line da secretaria de estado da saúde, Leopoldo de Bulhões aparece com 169 notificações. Esses números é acrescido de notificações apontadas quando moradores de Leopoldo de Bulhões, são atendidos por unidades de saúde fora do município.
Em 06 dias, levando em consideração ao último relatório de vigilância divulgado, houve 39 notificações de casos suspeitos e que estão sendo investigados pela secretaria municipal de saúde. Em relação ao mesmo período de 2023, um aumento de 40%, quando haviam apenas 5 notificações.
A coordenadora municipal do NVE, Kelly Cristina de Sousa Costa, explicou que o município está numa crescente de casos e que é preciso redobrar a atenção dos moradores quanto aos cuidados e manejo necessário para combate a proliferação do mosquito. "O que esse mosquito transmissor da Dengue e outras doenças precisa é água parada. Então se cada um fizer uma busca eficiente no seu quintal e casa, evitando esses locais que o Aeds-aegypti usa para por ovos, a gente consegue barrar esse crescimento. É preciso que o cidadão esteja realmente envolvido nesse combate para que tenhamos sucesso contra a Dengue." pontou.
![]() |
Foto: Divulgação Prefeitura. |
A Prefeitura de Leopoldo de Bulhões intensificou a força tarefa de combate ao mosquito da Dengue. Mutirões de limpeza estão passando por todos os bairros da cidade. A ação também deverá seguir para os povoados e distrito.
Os moradores estão recebendo visita dos agentes comunitários de saúde bairro a bairro. Durante essa visita, os profissionais fazem um pente fino em todas as casas, orientam os moradores e auxiliam na identificação de locais que possam ser usado pelo Aeds ou já possuam foco do mosquito.
Técnicos da secretaria de saúde ainda fazem aplicação de defensivos (não prejudiciais a natureza) com bomba-costal, chamado de bloqueio sanitário, nos locais em que houve notificação e confirmação da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário