DIÁRIO LEOPOLDENSE (Um novo jeito de fazer notícia em Leopoldo de Bulhões-GO!) FALE COM A REDAÇÃO:

quarta-feira, 6 de março de 2024

AUMENTO NOS CASOS DE DENGUE FAZ PREFEITURA DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM LEOPOLDO DE BULHÕES

Foto: Divulgação

Rafael Cintra e Dione Meireles

O prefeito Alécio Mendes assinou na tarde de hoje, Decreto Municipal de Situação de Emergência em Saúde Pública em decorrência do aumento nos casos de dengue no Município.

No documento, o chefe do poder executivo justifica que o Município de Leopoldo de Bulhões está enfrentando uma grande batalha contra arbovisores (dengue, zika e chikungunya) e algo que preocupa é o expressivo aumento do índice de casos suspeitos de dengue, que extrapola o limite superior do diagrama de controle por quatro semanas epidemiológicas consecutivas, além do aumento das internações devido essas doenças, a dificuldade de controle devido as modificações climáticas que alteram o comportamento do inseto e a conveniência da adoção de ações articuladas, uma vez que a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública do Município. 

Um Gabinete de Crise, composto por membros da administração municipal, que será responsável pela monitorização diária da situação epidemiológica, também foi instituído pelo Decreto que vai vigorar por 180 dias. 

Entre as determinações na Situação de Emergência podem ser destacadas as seguintes ações; 

- Contenção imediata das doenças causadas pelas arbovisores. Notificação ágil e oportuna, investigação e divulgação de dados e indicadores, bem como o aperfeiçoamento dos sistemas de informação; 

- Atuação conjunta dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias e contratação de pessoal para ação direta, por tempo determinado, caso necessário;

- Realização de limpeza por conta da municipalidade em terrenos baldios, quando caracterizada situação de abandono;

- Ingresso forçado em imóveis públicos ou particulares, residenciais, comerciais ou industriais, independente da atividade, no caso de situação de abandono ou ausência de pessoa que possa permitir o acesso de agente público, quando se mostre essencial para contenção das doenças;

- Aplicação de sanções administrativas nos casos de reincidência de constatação de criadouro do mosquito;

Casos de dengue

Leopoldo de Bulhões tem até agora, um total de 208 casos suspeitos de dengue, sendo 144 notificações, 43 casos aguardando confirmação de sorologia pelo LACEN e 21 casos positivos. Há também um caso confirmado para chikungunya.

A Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com as Secretarias de Ação Urbano e Meio Ambiente intensificaram as ações de combate ao mosquito nos últimos dias em todo o munícipio, mas as medidas adotadas ainda não foram suficientes para diminuir o avanço da doença. 

Um dos problemas mencionados pelo secretário de saúde, Max Miliá, é a dificuldade de acessar as residências. "Temos casos de que o morador não nos permite adentrar o local. E essa negativa atrapalha nossa força tarefa. Nossos mutirões de limpeza vão continuar e agora, vamos retornar nesses locais e se for preciso, teremos que usar o poder polícia para resolver essa demanda urgentemente. Não podemos brincar e deixar que essa situação fuja do nosso controle." Pontou Max.

Nenhum comentário:

Postar um comentário